Mantenedores
Agata Smeralda

O Conexão Vida é um programa vinculado ao Centro Social Dom Lucas Moreira Neves que recebe apoio de uma instituição italiana chamada Agata Smeralda.

Visite o site: http://www.agatasmeralda.org/it/

 

 
Centro Social Dom Lucas Moreira Neves

Localizado no Alto do Peru, o Centro Social Dom Lucas Moreira Neves nasceu em homenagem ao cardeal. O próprio Dom Lucas chegou a participar da sua construção, colocando a primeira pedra da obra no ano de 2001.

Mantido pelo Progetto Agata Smeralda, o CSDL envolve doze comunidades, todas elas ligadas às paróquias de Nossa Senhora de Guadalupe e Conversão de São Pedro.

Sob a presidência do Pe. Miguel Ramon, o centro promove cursos profissionalizantes e culturais, através de parcerias e convênios com entidades de alta credibilidade e profissionais credenciados por elas, que normalmente são inacessíveis às pessoas de baixa renda. No total, são 16 atividades oferecidas (confira tabela abaixo), formando 26 turmas. O preço cobrado por cada curso varia de R$5 a R$35 por mês.

Em 2008, foram contabilizados 1.170 alunos nas diversas modalidades. A expectativa para 2009 é que esse número seja superado. Apenas no primeiro semestre, 600 alunos já estão matriculados e frequentando o centro.

A prioridade é dada para os jovens das comunidades próximas. Contudo, os adolescentes que vivem em locais mais distantes e desejam participar, também podem. Um exemplo significativo é o de uma garota moradora do bairro de Águas Claras que desejava participar do curso de atividades hoteleiras e foi contemplada com uma bolsa de estudos. Como não tinha dinheiro para pagar dois transportes por dia, ela saía de casa, a pé, às 16h para chegar ao CSDL às 19h.

Em geral, os jovens atendidos têm idade entre 14 e 25 anos, sendo que os serviços odontológicos são direcionados para as crianças e, no outro extremo, a aluna mais velha que participa do curso de dança para a terceira idade tem 76 anos.

O atendimento odontológico incentiva a prevenção e realiza procedimentos mais complexos. Crianças engajadas nas escolas têm preferência. Alguns adultos, como o próprio presidente do CSDL e outras pessoas ligadas ao Progetto, também são atendidos lá.

A instituição conta com um quadro de apenas dez funcionários, distribuídos nas seguintes áreas: coordenação pedagógica, administração, saúde, portaria, limpeza e assistência.

“A vice-presidente foi aluna da casa. Eu sou moradora daqui, sou fruto do Centro Social Dom Lucas”, conta Cristiane Santana, 29, auxiliar administrativa que trabalha no centro há nove anos e ressalta a existência de um intercâmbio saudável com a comunidade.

Cursos Oferecidos:

Eletricidade Predial
Atividades Hoteleiras
Telemarketing com Informática
Informática Básica
Informática Avançada (Webdesign)
Redes – Informática
Auxiliar de Consultório Dentário
Auxiliar de Prótese Dentária
Auxiliar Administrativo
Pré-Vestibular
Auxiliar de Cozinha
Idiomas: Inglês e Espanhol
Artes e Cultura: Dança, Música (banda e violão) e teatro (suspenso no 1º semestre)

Contato:

Centro Social Dom Lucas Moreira Neves
R Oriente, 431, Alto do Peru
Salvador, BA, CEP: 40349-055
Fone: (71) 3304-0442 / 3214-6608
csdlcentrodomlucas@gmail.com

 

Estrada da Muriçoca, nº 676A, Vale dos Lagos - CEP: 41.250-420 - Salvador-BA
Telefone: (71) 3409-8985