Educação ambiental formando cidadãos - Maiara
em 01/09/2011

 

Por: Maiara Bonfim

 

Na última disputa presidencial, o Partido Verde conseguiu, finalmente, dar voz às propostas voltadas para a criação de um país justo e sustentável. Durante as entrevistas e debates, Marina Silva, que arrebatou nada menos que 20% do eleitorado brasileiro, falou sobre consumo responsável e equilíbrio ambiental - não como discurso da moda, mas sendo metas presentes nas diretrizes de governo.

O contexto em que se vive é amplamente marcado pela degradação do meio ambiente e dos ecossistemas. É preciso, então, refletir sobre as práticas sociais e articular uma produção de sentidos transformadora não só na política, mas também na educação.

Em 1997, os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, que são diretrizes de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país, elaboradas pelo Governo Federal, também chamaram atenção para o tema do meio ambiente: "A questão ambiental vem sendo considerada cada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis”. A partir daí, foram escritas algumas propostas para a educação brasileira.

A educação ambiental abre possibilidades para repensar o papel dos educadores enquanto mediadores na aquisição de conhecimentos fundamentais para a formação de crianças e adolescentes. “Por estas razões, vê-se a importância de se incluir a temática do Meio-Ambiente como tema transversal dos currículos escolares, permeando toda prática educacional”, ponderam os PCN.

Entre os conteúdos trabalhados estão: noções sobre possíveis soluções planetárias e o despertar para a importância da responsabilidade cidadã na construção uma sociedade ambientalmente sustentável.

A função principal do trabalho nas escolas com essa temática é favorecer o compromisso com a construção da cidadania, desenvolvendo cidadãos conscientes dos direitos e responsabilidades, capazes de atuar na realidade socioambiental, de modo comprometido com a vida, com o bem-estar pessoal e da sociedade.

De acordo com os PCN, a educação é um elemento indispensável para a transformação da consciência ambiental, incentivando novas posturas e novos pontos de vistas. O desafio é formular uma educação ambiental crítica que envolva toda a escola, desde os educadores e funcionários, passando pelos estudantes, até as famílias e a comunidade, relacionando o homem, a natureza e o universo.

 

 



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