19/11/2019
Solidariedade sempre toca os corações: TEMOS PANETONE PARA NOSSAS CRIANÇAS
19/11/2019
Panetone na REDE!
19/11/2019
FESTIVAL DE ARTE, CULTURA E TALENTOS. Crianças e Adolescentes nos Caminhos do Bem Viver!
19/11/2019
I Mostra de Protagonismo Infanto- Juvenil nos Caminhos do Bem Viver
12/11/2019
Afetividade e Espiritualidade nos caminhos do bem viver.
1 2 3 4 5  ... 
Estarei contigo. A Presença amorosa de Deus

No 8 de dezembro de 2015 o Papa Francisco abriu solenemente o Ano Santo da Misericórdia. Com isso deu continuidade a um dos grandes temas do seu papado, explicitado mais concretamente na sua Encíclica “Louvado seja” e na Bula “ Misericordiae Vultus”.

Recebi com muita alegria esses documentos papais, porque reforçam várias reflexões contidas no livro que estava escrevendo a respeito da presença amorosa de Deus.

O presente livro “ Eu estarei contigo. A Presença amorosa de Deus” se situa dentro contexto do Ano Santo e das preocupações prioritárias do atual Papa que deseja uma igreja em saída atenta aos gritos dos mais pobres e afastados tanto na igreja como na sociedade.

Penso que sua publicação pode ser útil para ajudar na reflexão individual e comunitária a respeito deste tema tão importante da misericórdia de Deus e Sua bondade ilimitada.

O Livro é uma forma de catequese vivencial que, partindo da própria experiência, quer contribuir para que lideranças de comunidades e pessoas mais críticas, que buscam novos caminhos para entender e expressar sua fé encontrem pistas para animar-se e testemunhar com alegria sua fé em Deus, presente na sua própria vida. Dirige-se especialmente aos agentes das pastorais sociais, que muitas vezes se sentem abandonados dentro do contexto de uma igreja autorreferencial com pouca abertura para a problemática da justiça e da inclusão social, dando-lhes uma forte motivação e um incentivo para que continuem como agentes de transformação e nisso se sintam amparados pela própria presença de Deus.

O livro não é um tratado teológico e não traz reflexões teológicas muito elaboradas. Por isso é de fácil leitura. Contudo, é baseado em uma aproximação bíblica bem fundamentada. Oferece bastante elementos para que o leitor possa buscar nas referências bíblicas e nos autores citados pistas para aprofundar suas próprias reflexões. A segunda e terceira parte do Livro, especialmente, ajudam a perceber que Deus tem vários rostos e que facilmente podem-se usar várias imagens Dele até por motivos mesquinhos, que não condizem com a Sua revelação, particularmente como se manifesta em Jesus, como um Deus misericordioso presente na periferia. Podem servir também como introdução a uma leitura dinâmica das Escrituras Sagradas.

Nos vários temas que são tratados apresentamos uma releitura espiritual da fé em que mística e compromisso se complementam. Nesse sentido é um pequeno manual da fé a partir dos pobres e da misericórdia divina.

No clima de muita religiosidade, distante da realidade social, o livro pode ser uma voz diferente, que em sintonia com o apelo do Papa Francisco, abre perspectivas para um novo encontro com Deus, presente de tantas formas na vida das pessoas, no mundo ao nosso redor, na natureza e especialmente  nos irmãos mais sofridos.

.

PE. MIGUEL RAMON

 

Data:  13 de dezembro de 2016

Horário: 17:00

 Local : ACOPAMEC -Mata Escuta              

                Informações (71)  3306-1817

Estrada da Muriçoca, nº 676A, Vale dos Lagos - CEP: 41.250-420 - Salvador-BA
Telefone: (71) 3409-8985