Sempre buscando oferecer subsídios para a profissionalização dos seus parceiros, o Conexão Vida promoveu encontros de formação com gestores sobre “A importância do plano de trabalho”, nos dias 8,15 e 29 de abril.
A condução do trabalho ficou por conta da experiência de José Edemilson Pereira dos Anjos, bacharel em Teologia, que é fundador do SOFIA Centro de Estudos, onde, há dez anos, atua na elaboração e gestão de projetos e na captação de recursos.
Durantes os encontros, ele falou sobre o papel das ferramentas de gestão e de que forma elementos como divulgação da marca, orçamento, prestação de contas e comprovação documental incidem diretamente no grau de profissionalização da instituição e contribuem para aquisição de legitimidade e credibilidade. Segundo o gestor do SOFIA, o papel das ferramentas é potencializar, fortalecer a gestão e, dessa forma, incentivar o empoderamento.
Edemilson ainda explicou sobre a importância do equilíbrio entre amor e razão, que precisa ser um exercício constante entre aqueles que estão gerindo instituições comunitárias. “É inquestionável o compromisso destes gestores sociais com a defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Cientes dos desafios inerentes a este compromisso e da complexidade que envolve a gestão de organizações sociais, projetos, pessoas e recursos, faz-se, cada vez mais, imprescindível a formação e capacitação técnica.”, afirmou ele.
Inquietação foi uma das palavras mais presentes durante a avaliação do encontro. E, nesse sentido, foi cumprido o papel de informar e fomentar um desejo de mudança.
Hora de praticar - Na sequência desse trabalho, chega o momento de colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Em setembro acontecerá a segunda parte desse encontro, focando na construção de planos de ação. Os participantes terão a oportunidade de compreender cada parte que compõe um plano e suas aplicabilidades, através de trabalhos em grupo e discussões, sempre orientados pelo facilitador.